A musculação é uma atividade física completa, que possibilita o uso de cargas ideais para cada segmento corporal, facilitando o fortalecimento e equilíbrio da musculatura, além de prevenir e recuperar lesões. Atualmente, muito utilizada como programa de atividade física para idosos e cardiopatas.

Cada programa de treinamento de musculação é prescrito individualmente, por um professor de Educação Física.

A musculação, através de orientação adequada, representa uma excelente opção para a manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida, pois qualquer indivíduo pode se beneficiar da mesma desde que o protocolo seja ajustado a sua realidade e objetivos.

Veja alguns dos benefícios da prática regular da musculação:

  • Manutenção e aumento do metabolismo - decorrente do aumento de massa muscular, pois a mesma é responsável pela maior parte do metabolismo orgânico.

 

  • Diminuição da perda de massa muscular - efeito este de grande utilidade aos idosos pois no processo de envelhecimento há uma diminuição progressiva da massa muscular entre 2 a 3 Kg por década.

  • Redução da gordura corporal - devido ao aumento do gasto energético e da conseqüente queima de calorias, ocorre uma diminuição das reservas de gordura corporal.

 

  • Diminuição das dores lombares - com um programa adequado de alongamento e fortalecimento da musculatura da região lombar e região abdominal, ocorre uma significante queda no desconforto lombar.